segunda-feira, 29 de julho de 2013

O CONJUNTO DE CASTELINHOS DE FLORIANÓPOLIS - SANTA CATRINA - BRASIL

O CONJUNTO DE CASTELINHOS DE FLORIANÓPOLIS

"Certos aspectos da nossa cidade passam despercebidos aos olhos, talvez por falta de treino ou simplesmente o hábito de encarar a rua como um vazio a ser transposto, entre ponto A e B. Assim, milhares de pessoas circulam diariamente pelo entorno do "conjunto do castelinho", como estudantes atarefados, trabalhadores atrasados, pedintes desocupados, mas todos eles completamente absortos em seus pensamentos para contemplar a singela beleza desse pequeno conjunto.

São alguns poucos metros quadrados que retratam uma época distante, onde a antiga estação elevatória, o poste a querosene, a balaustrada do cais e a bica d'agua eram elementos corriqueiros do cotidiano, aparelhos urbanos necessários a infra-estrutura da cidade, no início do séc. XX.

Conhecida carinhosamente como castelinho, a antiga estação de elevação mecânica foi inaugurada em 1916, e fazia parte da rede de esgotos implantada a partir de 1913 com o objetivo de ajudar no saneamento do centro da cidade. A construção de estilo neoclássico abrigou inicialmente a bomba elétrica responsável por bombear o esgoto da cidade para o mar, porém devido ao crescimento da cidade se tornou obsoleta e foi desativada. Após isso, funcionou ali por muitos anos um mictório. Na déc. de 1980 a construção foi reformada para abrigar o museu do saneamento, porém em menos de 15 anos o local foi fechado e o acervo composto de torneiras, bombas, fotografias, mapas entre outras peças relevantes ao saneamento foram guardadas no depósito da CASAN. Atualmente o prédio que é tombado, continua fechado ao público e apresenta um aspecto de abandono, com janelas e portas quebradas, azulejos soltos e infiltrações na cobertura. Além desta, ainda existem duas outras preservadas, uma na Praça dos Namorados e outra na Praça Celso Ramos.

A bica de ferro instalada ao lado do "castelinho" na déc. de 1980*, de origem desconhecida, funcionou ali por alguns anos, mas atualmente está desativada. Na antiga Florianópolis eram comuns as bicas ou fontes de água pública, porém a maioria foi desativada no decorrer dos anos. Infelizmente não encontrei outras informações sobre ela.

A balaustrada constitui o último vestígio do antigo cais existente ali até a déc. de 1970, quando o mar foi sepultado em nome do falso progresso que seria proporcionado pelo aterro da baia sul. Ela partia em direção ao miramar e terminava na ala sul do Mercado Municipal, sendo o ponto de transição da cidade com o mar e a responsável pelo charme daquela região."

Fonte: www.santacatarinaantiga.blogspot.com.br

Figura: Castelinho situado ao lado do terminal Urbano de Fpolis. na Praça Fernando Machado.


Veja  todos os Castelinhos clicando nos links abaixo:


1 - Praça celso Ramos: http://goo.gl/maps/xIxK9

2 - Praça dos Namorados: http://goo.gl/maps/yzpdK

3 - Fernado Machado.: http://goo.gl/maps/yzpdK

------------------------------

Visite a FanPage da "Tribuzanas, Tainhas & Rabos de Galo", acessando o link abaixo e depois clique em "Curtir", assim Vc. receberá nossas atualizações diariamente.

Link: https://www.facebook.com/tribuza

Divulgue esta página compartilhando as atualizações recebidas, ajude preservar a cultura catarinense.

 Certos aspectos da nossa cidade passam despercebidos aos olhos, talvez por falta de treino ou simplesmente o hábito de encarar a rua como um vazio a ser transposto, entre ponto A e B. Assim, milhares de pessoas circulam diariamente pelo entorno do "conjunto do castelinho", como estudantes atarefados, trabalhadores atrasados, pedintes desocupados, mas todos eles completamente absortos em seus pensamentos para contemplar a singela beleza desse pequeno conjunto.

São alguns poucos metros quadrados que retratam uma época distante, onde a antiga estação elevatória, o poste a querosene, a balaustrada do cais e a bica d'agua eram elementos corriqueiros do cotidiano, aparelhos urbanos necessários a infra-estrutura da cidade, no início do séc. XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário