sexta-feira, 22 de agosto de 2014

UM TIME DE ÁGUIAS


Um Time de Águias


O filme motivador Um Time de Águias, onde um ex-jogador de futebol americano fala da sua experiência sobre o trabalho em equipe e utiliza a águia como metáfora... a águia... o indivíduo que exerce liderança... pessoa notável, que sobrepuja as outras com seu talento e sua perspicácia!
O autor foi muito feliz ao comparar-se a águia! O ser humano sempre precisou trabalhar em equipe para alcançar seus objetivos comuns. Podemos voltar aos homens das cavernas, onde na época o instinto de sobrevivência fazia com que andassem em bandos (equipes), tornando-se fortes e confiantes, sobrevivendo e tendo sucesso em seus objetivos.
O objetivo básico a ser atingido é a importância do talento individual para tornar uma equipe vencedora, onde cada membro da equipe completa o outro, superando no todo o ponto fraco de cada um.
O que é preciso considerar ainda é as lições que o autor transmite:
1)      Não se impressionar consigo mesmo: ser humilde, “não deixar de ouvir o que o outro tem a dizer” e “aprender sempre com o mais novo” são pontos fundamentais para o crescimento de cada um e concomitantemente para equipe.
2)      Fazer o trabalho com dedicação: se você é um pardal e pretende ser uma águia a dedicação é essencial nessa transformação.
3)      Aprender a se comunicar: a comunicação é à base do progresso, a boa comunicação nos leva ao sucesso, jamais deveremos utilizar o sarcasmo, “recurso de mentes fracas”.
4)      Aperfeiçoar a arte: “o preço da perfeição é a prática constante” já dizia Oscar Wilde, não podemos nunca esquecer que a atualização e a aprendizagem contínua são essenciais para a sobrevivência de qualquer profissional no mercado.
5)      Encaixar suas habilidades com os outros: um time deve ter uma engrenagem perfeita, e que para isto aconteça, todos devem falar a mesma linguagem. É necessário que todos estejam alinhados, envolvidos, cientes que um completa o outro e é o conjunto que atinge o objetivo final.
Portanto, “o sucesso é possível, difícil é mantê-lo”, sendo que a humildade, dedicação, comunicação, atualização e o espírito de equipe são fundamentais para alcançá-lo, ou seja, uma equipe vencedora é aquela onde os indivíduos se completam para superar dificuldades e obstáculos.



JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário