quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

MUSEU ETNOGRÁFICO CASA DOS AÇORES

A Casa dos Açores, construída no século XIX, abriga o Museu Etnográfico, no município de Biguaçu. Distante cerca de 20 quilômetros do centro de Florianópolis, é um dos mais esplêndidos registros do apogeu da colônia açoriana-madeirense da localidade de São Miguel.


O museu forma, junto com a Igreja de São Miguel Arcanjo, a chácara e os arcos do antigo aqueduto, um belo conjunto arquitetônico. Conta com acervo de móveis, roupas e outras peças que visam à preservação e ao estudo da cultura açoriana. O espaço serve também para divulgar obras de autores catarinenses e exposições, além de contar com a comercialização de artesanato local.

Para compreender a importância histórica da Casa dos Açores – Museu Etnográfico é preciso relembrar fatos importantes que ocorreram na região de São Miguel. No ano de 1748 é inaugurado o fluxo migratório de Açores e Madeira, culminando com a fundação de diversas povoas ao longo do litoral da província de Santa Catarina.





Prova da importância da freguesia de São Miguel da Terra Firme pode-se medir, em parte, a partir de seu patrimônio físico, como a Igreja Matriz, dedicada ao Arcanjo São Miguel. Uma construção que se comparada a outras igrejas do mesmo período, destaca-se pela imponência.

Os governadores da província no período entre 1750 e 1756, Manoel Escudeiro Ferreira de Souza e seu sucessor José de Melo Manuel, tentaram em diversas ocasiões transferir a capital da província do Desterro para São Miguel, não obtendo êxito. Pesava a favor de São Miguel sua posição estratégica – defendida de perto pelas fortalezas – e seu clima.






No ano de 1777 os espanhóis invadiram a Ilha de Santa Catarina, São Miguel tornou-se então refúgio de parte da população ilhoa, autoridades e militares que fugiram da Ilha para o continente, tornando-se capital provisória da Capitania de Santa Catarina.
Assinado o Tratado de Santo Idelfonso, em 1778, a ilha foi devolvida aos portugueses e São Miguel voltou a sua vida normal.
De arquitetura luso-brasileira, a Casa dos Açores é testemunha de uma época de opulência.





O imóvel foi adquirido por Manoel Joaquim Madeira, que o reformou em 1865. Em 1978, após ter passado por vários proprietários, foi adquirido pelo Governo do Estado de Santa Catarina que o restaurou e o transformou em museu com objetivo de preservar e estudar a cultura açoriana.

  









Photos: JP


FONTE: http://www.fcc.sc.gov.br/casadosacores/pagina/7434/historico

Nenhum comentário:

Postar um comentário