quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"FORBES": CONFIRA SE VOCÊ ESTÁ EM UM EMPREGO SEM FUTURO

 
De acordo com Jorg Stegemann, que trabalha como headhunter (caça-talentos para empresas) há cerca de 10 anos, com a taxa de desemprego em cerca de 8% nos EUA os profissionais devem estar felizes por ter emprego, mas ainda assim devem saber verificar quando as suas carreiras chegam a um impasse e o emprego atual já não vai mais lhe trazer mais chances de sucesso. Ele elaborou seis fatores que devem ser considerados na hora de decidir a troca da empresa, de acordo com informações da revista Forbes.
Conforme Stegemann, sair de uma empresa não é fácil, assim como começar um novo trabalho, já que você tem que provar suas habilidades, conhecer seus colegas de trabalho e aprender os meandros de um novo local de trabalho mais uma vez. Ainda assim, há momentos em que é melhor ir do que ficar. Aqui estão alguns fatores que devem pesar na tomada da difícil decisão:

O tempo do emprego já terminou -
Todo emprego tem um tempo e nossos sentimentos sobre um movimento de trabalho ocorrem por meio de sete fases: a lua de mel, a realidade, o estágio de aprender o ofício, a fase de dominar o trabalho, a hora de alcançar resultados sólidos, o momento dos questionamentos e a hora de "queimar". O empregado tem que verificar em que fase ele está. Você se sente energizado quando você pensa em seu trabalho ou desgastado? Você luta ou você desistiu? Conforme o especialista, não se deve esperar até a fase seis. "Cuidado com os sinais de alerta, como a sensação de cansaço antes mesmo de chegar ao escritório, ou ficar chateado com coisas menores. Idealmente, você vai sair na fase quatro ou cinco, e ser lembrado como um gerente admirado", diz.

Mudança nos ajuda a crescer -
A vida útil de um trabalho dura, em média, de três a cinco anos. Mantendo o mesmo trabalho por mais tempo do que isso pode ser associado a baixo potencial ou pouca ambição. Isso não significa que você tem que deixar a sua empresa a cada três anos, mas você deve se certificar de que seu conteúdo do trabalho muda regularmente para continuar atraente para o mercado de trabalho. Dito isso, mesmo que tenha sido promovido, o especialista recomenda que ninguém fique mais de 15 anos na mesma empresa. "Mais tempo que isso levanta questões sobre sua capacidade de adaptação a uma nova organização", afirma Stegemann.

Seu chefe está te tratando diferente -
Se seu chefe estiver com outro comportamento pode ser um sinal de que a empresa quer mudanças. Mais feedback por escrito pode significar que a empresa está se preparando para demiti-lo. O mesmo vale para comentários bruscos de que a sua contribuição "não é suficiente." Se o seu supervisor tornou-se irritadiço, evita você e passa a atribuir projetos que costumava passar para outros membros da equipe é preciso saber se você se tornou complacente ou se a sua produtividade caiu. É possível saber isso de um colega de trabalho ou de um mentor a quem você pode confiar. Às vezes você está lidando com um supervisor que está sendo super cobrado ou com problemas pessoais. Mas não adianta ignorar os sinais de alerta de que você está com problemas. Antes que seus medos se tornem reais, é melhor sair.

Sua indústria está em crise -
É preciso estar sempre atento a como sua indústria e seus concorrentes estão fazendo, diz o especialista. A notícia de que outras empresas do mesmo setor estão "apertando o cinto" ou "reforçando as sinergias", pode ser um sinal de que a sua empresa é menos estável do que você supõe. O que está acontecendo com o capital humano: as pessoas boas devem permanecer a bordo ou ir embora? Se os profissionais chave estão deixando um concorrente ou a sua própria empresa é melhor descobrir o porquê. Normalmente, as melhores pessoas saem primeiro. Talvez seja hora de considerar uma mudança de carreira.

Os lucros das empresas são baixos ou inexistentes -
Cuidado com o posicionamento da sua empresa e suas finanças, a importância estratégica da divisão de você trabalha e o prestígio interno do seu chefe. A sua empresa é capaz de pagar os salários? Os seus produtos ou serviços estão bem posicionados para enfrentar os desafios do futuro? Será que o seu patrão vai ajudá-lo a crescer? Analise sua empresa e a gestão e deixe uma empresa que não está a sua altura.

Não há nada na empresa para você -
Daniel H. Pink, autor do livro "A surpreendente verdade sobre o que nos motiva (tradução livre)", diz que a verdadeira motivação vem de autonomia, domínio e propósito. Será que o seu trabalho atual vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais de médio e longo prazos ou vai impedi-lo? Você está pessoalmente satisfeito com a sua contribuição, ou é "apenas um trabalho"? Você deve gerenciar sua carreira como você gerencia um centro de operações. Existem muitos caminhos para o topo e se você está em um beco sem saída, é melhor aceitá-lo e traçar outro caminho.



19 de setembro de 201212h31 atualizado 13h02
FONTE: TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário