segunda-feira, 5 de novembro de 2012

COMO LIDAR COM COLEGAS INSUPORTÁVEIS NO TRABALHO

Você sabe o que fazer quando aquele colega da empresa te coloca em situações chatas na frente de todos? O Yahoo! consultou a especialista em RH da Catho Larissa Meiglin, que apontou algumas dicas de como lidar com pessoas desagradáveis no ambiente de trabalho.




O que fazer:

Mantenha a cordialidade. Ter um relacionamento interpessoal com todos os funcionários evita coflitos e climas desagradáveis. De acordo com a consultora de RH da Catho Larissa Meiglin "mesmo que alguém seja difícil de lidar, sempre há alguma forma que ele (colega chato) possa colaborar, se você tiver a paciência necessária para conseguir extrair tal informação ou orientação”. Além disso, caso o seu colega peça sua opinião, ajuda ou atenção seja solícito, isso ajuda a interação entre a equipe.
O que fazer: Esse é um colega que deve ser evitado a todo custo, pois ele pode prejudicar a convivência no ambiente de trabalho. A dica da Larissa para evitar que as fofocas ocorram é dizer o que pensa diretamente para a pessoa interessada, assim aquele efeito ‘telefone sem fio’ que distorce as palavras não acontece.
O que fazer: Claro que em uma empresa ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas tal postura ultrapassa a ética de trabalho. Nessas situações a conduta recomendada pela profissional de RH é impor limites e se fazer respeitar pela pessoa. “O respeito é um dos itens que não pode faltar no mundo corporativo” lembra a Larissa.
O que fazer: Se você trabalhar diretamente com essa pessoa, abstraia os comentários que podem te prejudicar, mas fique atento ao que for útil para que seu trabalho flua. A recomendação da consultora é ter um hobbie: “fazer algo agradável ajuda o profissional a se desligar do ambiente de trabalho, principalmente dos colegas mais complicados, e a manter um nível de estresse que não cause danos.”
O que fazer: Se o seu colega ultrapassa os limites no trabalho ou te impede de progredir por não ouvir as suas opiniões, o ideal é ter uma conversa direta. Se mesmo assim a situação não melhorar, ou você não tiver uma abertura para dialogar com seu colega, é hora de conversar com o seu chefe. "O mais correto é procurar o gestor e ter uma conversa franca, exemplificando situações em que a postura de seu colega afetou negativamente as suas atividade.”, finaliza Larissa.
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário