sábado, 10 de novembro de 2012

MESMO COM MEDO, ARRISQUE!

Arriscar dá medo. Se possível a maioria de nós preferiria saber com antecedência o resultado de tudo. Gostaríamos de controlar o futuro, de evitar problemas, dissabores de qualquer ordem e, claro, sofrimentos. É comum se pensar: “Haa, como seria ótima uma vida sem problemas, com tudo correndo bem. Preciso controlar tudo para ficar tranquilo...”! É um pensamento ingênuo e totalmente ineficaz. Ninguém controla tudo. Não sabemos nem se iremos terminar o dia que começamos, quanto mais controlar o futuro. Mas o fato de não termos domínio sobre muitas coisas não quer dizer que não possamos nos arriscar de forma sábia, serena, controlada!
Para algumas pessoas essa idéia de correr riscos calculados é furada. São pessoas que dizem que preferem viver perigosamente, pois assim aproveitariam a vida. Definitivamente não acredito nesse caminho. A história mostra como ele é desastroso. Muitas vidas se perderam por pensamentos como esse. É possível aproveitar a vida, valorizando cada momento de sua existência da melhora maneira possível. Com certeza podemos arriscar no amor, nos negócios, no lazer, no dinheiro sem se descuidar do bom senso. No circo quando os trapezistas começam seu treino sempre tem uma rede embaixo. Corra riscos, mas calculados. Isso permite que as boas coisas da vida sejam vivenciadas, mas com a sobriedade que merecemos!
Minha proposta hoje para você é essa: corra bons riscos! Arrisque-se a ser feliz. Arrisque a falar eu te amo, ainda que não correspondam. Arrisque a fazer algo novo em seu trabalho mesmo que não tenha reconhecimento imediato. Arrisque a conhecer pessoas diferentes, a mudar seu visual ou a ler livros de temas diferentes do habitual. Arrisque-se, mas de forma equilibrada. Ainda que em algum momento algo não sai da forma almejada, pelo menos você vai estar aí, firme para contar a história e recomeçar quantas vezes for necessário! A vida está aqui para ser vivida, mas viver com discernimento e sabedoria é muito mais gostosos e, claro: seguro!
Ricardo Melo é escritor,
palestrante e especialista em coaching

Nenhum comentário:

Postar um comentário