segunda-feira, 10 de março de 2014

FLORIANÓPOLIS ANTIGA


Na década de 1910 pessoas da elite frequentavam a praia como local de lazer, no entanto não há registros de banho de mar, mas sim a realização de piqueniques e como uma área de sociabilidade.

Na década de 1920 já há registros da ocorrência de banhos de mar na Ilha de Santa Catarina. Esses banhos eram realizados com as pessoas vestidas e nas praias próximas ao centro (Praia de Fora, do Muller) e pela elite ilhéu. O banho de mar era realizado como refrigério para o calor do verão. É na década de 1930 o banho de mar se firma na Ilha.

Com a construção da Ponte Hercílio Luz em 1926, a elite de Desterro se desloca para os Balneários de Coqueiros e Estreito na década de 1930. Com isso esses dois balneários transformam-se nos mais badalados da região.

Os moradores do interior da Ilha continuam alheios a estes fatos. As praias do Norte e Sul da Ilha eram habitadas por colônias de pescadores que continuavam vendo o mar como fonte de alimentos e de seu sustento e não como uma área para o lazer. Além
disso, o deslocamento para o interior da Ilha era difícil devido a falta de vias. Havia somente trilhas e caminhos por onde passavam carruagens, mas as viagens eram cansativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário