sexta-feira, 10 de novembro de 2017

REGRESSÃO


Regressão é o ato de retornar no tempo e no espaço através de uma ativação das cargas adormecidas, reavendo nossa memória do passado desta ou de outra vida, com objetivo terapêutico, significa que regressar é fazer um retorno, reatualizando nosso passado em nosso presente.

A regressão de memória ocorre independente das crenças, religiões ou predisposições psicológicas do indivíduo. A regressão é fato inegável, conhecido e considerado real pelos grandes pesquisadores da área de psicologia.  A única diferença entre a regressão de memória de vida atual e a regressão de memória de vidas passadas é à distância a que nos propomos investigar determinado material psíquico que pode ser a origem do problema, tal como afirmava Morris Netherton.
Morris Netherton criador da terapia de vidas passadas, doutor em Psicologia. Após ter repetidos sonhos, em que se via numa embarcação naufragada, ele realizou uma sessão de regressão e conseguiu reviver essa mesma vida, em que morrera por afogamento. 

Dessa forma, em 1967, Netherton desenvolveu uma técnica para acessar experiências de memórias passadas, denominada terapia de vidas passadas.

A regressão pode ser espontânea ou provocada, espontânea muitas vezes também tem efeito terapêutico e possui um significado mais profundo e providencial na vida da pessoa, vindo a esclarecer pontos sobre a personalidade, o comportamento e as circunstâncias de vida antes obscuros.

Tive minha experiência de participar de uma regressão consciente e senti o quanto é importante se deixar conduzir e confiar naquele que está conduzindo, nos dando instrução para o devido relaxamento por meio da meditação, deixar fluir, desvendando o mistério do inconsciente, assim desbloqueando os canais adormecidos, mais profundos, conseguindo trazer para o meu consciente memórias de um passado distante, depois nas lembranças da infância, antes do nascimento e ainda no útero materno.

O objetivo da regressão como terapia é levar a atenção do paciente a um nível mais profundo de sua mente para acessar fatos do passado e conseguir, dessa forma, solucionar problemas e desbloquear os sofrimentos da vida presente, o paciente tem total controle sobre seu corpo e está consciente, consegue interagir com o terapeuta podendo até parar a sessão a qualquer momento.

A hipnose é uma das ferramentas utilizada na terapia de regressão, junto com demais técnicas de regressão, proporciona na maioria de casos a resolução de traumas, depressão, fobias, dores, distúrbios psicossomáticos, distúrbios alimentares, síndrome do pânico, transtornos de ansiedade, estresse, problemas sexuais, problemas de sono, dificuldades de relacionamento, problemas com a autoestima e vício. 

A terapia regressão constitui, um aprendizado buscando  no passado uma compreensão dos conflitos, onde  possibilita a visualização dos fatos,  vivenciando-os novamente e trazendo para a nova realidade do ser , onde se processa com o  amadurecimento dos pensamentos e  atitudes, modificando o comportamento, aprendendo a lidar com o presente, no aqui e agora e  também traçando metas para o futuro.
  
Acadêmica: Aldicéia Vieira Lopes
Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal




Nenhum comentário:

Postar um comentário