sábado, 3 de março de 2018

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE


A Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora (que significa "todos os presentes"), que foi a primeira mulher criada por Zeus. A “caixa” era, na verdade, um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo.


Pandora é criada com um traço de personalidade: ela era uma curiosa. Sabendo disso, quando Zeus dá pra ela a caixa e diz para não abri-la, sabe que ela o fará. E quando o fizer, deixará escapar as misérias que atormentarão o mundo. Desta forma, Prometeu seria castigado pois roubou o fogo do monte Olimpo e levou ao mundo humano, contrariando a vontade de Zeus. 
 
No mundo grego, a esperança nos torna ainda mais vítimas de nosso destino sem saída e, assim, se revela como mais uma forma de castigo divino. A esperança pode ser vista como um mal da humanidade, pois traz uma ideia superficial acerca do futuro. Quem tem esperança, apenas espera. Torce. Aguarda algo acontecer. 
 
A esperança contagia, e começamos a esperar demais em todas as áreas da vida. Contagiado, o esperançoso aguardo e aceita o que o suposto destino vai trazer . E aí existe aquele ditado que diz que a esperança é a última que morre. 


Zeus quis que os homens, por mais torturados que fossem pelos outros males, não rejeitassem a vida, mas continuassem a se deixar torturar. Para isso lhes deu a esperança: ela é na verdade o pior dos males, pois prolonga o suplício dos homens. 



JP


FONTE:
 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_de_Pandora

Nenhum comentário:

Postar um comentário