domingo, 15 de abril de 2018

FANTA FOI CRIADA NA ALEMANHA NAZISTA


Em 1930, a Coca-Cola era a bebida não alcoólica mais popular da Alemanha. Nos primeiros anos do regime nazista, foram construídas cerca de 50 fábricas do refrigerante. 
 
Quando a Segunda Guerra Mundial eclodiu, em 1939, nada mais de Coca: os laços comerciais entre os dois países foram rompidos.

Incapazes de produzir a bebida, os alemães precisavam de algo que pudesse refrescar suas gargantas. Max Keith, chefe de operações da filial alemã, utilizou os ingredientes existentes na Alemanha para criar uma alternativa. Misturou soro de leite e fibras de maçã — dois "restos dos restos" da indústria alimentícia, com açúcar e água carbonada. 
 
O nome foi uma escolha rápida. A reunião para decidirem como chamariam o produto começou por Keith falando a todos usarem de sua imaginação (fantasie em alemão). E ouviu, gritado, do vendedor Joe Knipp: "Fanta!".

 

Em 2015, para comemorar os 75 anos da bebida, a companhia lançou uma edição especial com o design inicial da Fanta: 


Na Holanda ocupada, impossibilitada de prosseguir com a produção de Coca-Cola, a Fanta possuía como a base do sabor o sabugueiro, um fruto europeu. Diferentemente do refrigerante alemão baseado em maçã.

Após o fim da guerra, a Fanta foi aposentada, mas não esquecida. Por vontade do público, a bebida voltaria às prateleiras em 1955, quando a Coca-Cola quis competir com o lançamento de vários refrigerantes sabor fruta da Pepsi. Só então, numa fábrica italiana, surgiu a Fanta sabor laranja, a que hoje é sinônimo de simplesmente Fanta.
 
As garrafas atuais:
  
Hoje, a bebida é vendida em mais de 100 países com mais de 90 sabores.



FONTE: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/invencao-fanta-nazismo.phtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário