sábado, 14 de abril de 2018

IGREJA GREGA ORTODOXA SÃO NICOLAU


Photo: JP


Em 1912 chegaram a Florianópolis 30 famílias gregas de Kastelórizon. O caminho tinha sido preparado pelo Capitão Savas Nicolau Savas, aqui aportado pela primeira vez em 1883 e estabelecido com a família em 1889. 
 
A colônia grega permaneceu unida e gerou bons comerciantes, intelectuais e políticos. Descendente dos gregos foi o Governador Jorge Kominos Lacerda, morto em acidente aéreo em 1958, aos 43 anos de idade e no segundo ano de governo.

  Photo: JP


Pertencentes à Igreja Ortodoxa Grega, eram muito religiosos e assistiam à Missa aos domingos, construíram sua igreja dedicada a São Constantino, padroeiro da Ilha de Kastelórizon na Rua Conselheiro Mafra. Houve conflito e escolheu-se o padroeiro São Nicolau, patrono dos marítimos. Em 1939 iniciaram nova construção na Rua Tenente Silveira, com arquitetura assemelhada às demais igrejas gregas. Foi consagrada em 1963 pelo Bispo Thimóteos e é sede paroquial.

Na sede do templo de São Nicolau é possível conhecer os ícones pintados pelo catarinense Eduardo Dias. 


    Photo: JP

Embora a presença dos gregos seja desconhecida por muitos, a comunidade influenciou significativamente na formação da identidade sócio-cultural da cidade.


FONTE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário