terça-feira, 1 de maio de 2012

DIA DO TRABALHO

O dia do trabalho, o famoso primeiro de Maio, é, ironicamente, um dia onde não se trabalha. Este ano de 2012 ele cai numa Terça-Feira. Em diversos países no mundo ele é comemorado e é feriado oficial no Brasil, Portugal, Rússia, França, entre outros. O dia do trabalho 2012 seria um dia para refletir sobre os valores, direitos e deveres do trabalhador e um dia para lembrar da força dos trabalhadores de antigamente que lutaram para que pudéssemos, hoje, ter todos os nossos direitos sindicais e benefícios de um trabalho de carteira assinada.

Isso é um motivo de comemoração, pois até o fim do século XIX, os trabalhadores nem sequer pensavam em direitos trabalhistas. Eles apenas trabalhavam como máquinas, apenas obedecendo as ordens do patrão, sem pensar se aquilo fazia sentido. Mas em 1886, americanos de Chicago pararam todas as suas atividades para reivindicar menos horas na sua jornada de trabalho, e a partir dessa cidade, a manifestação se espalhou, e os Estados Unidos ficou paralisado.

Em 1889, em Paris, foi feita outra manifestação, que seria feita anualmente, no dia primeiro de Maio, para reivindicar a redução da jornada de trabalho. Uma paralisação em homenagem aos trabalhadores de Chicago. O Senado Francês, no ano de 1919, então, sancionou as oito horas reivindicadas e proclamou o primeiro de Maio como feriado nacional, e um ano depois, a Rússia iria fazer o mesmo.

Apenas em meados do século XX o Brasil teria uma legislação vigente para o trabalho, consolidada por Getúlio Vargas nos anos 40, com Consolidação das Leis Trabalhistas, a conhecida CLT, que nos garante direitos com férias remuneradas, seguro desemprego, dias de folga, FGTS e a aposentadoria, além de, é claro, garantir a fama de herói do Presidente. Essa é a razão de comemorar o primeiro de Maio: a conquista do direito de trabalhar dignamente.
E tudo começou com greve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário