quinta-feira, 10 de maio de 2012

DIFERENÇAS ENTRE DP E RH



Diferenças entre DP e RH
Postado em: 12/08/2009 no Blog Bolsa de Empregos da Revista Cliente S/A (http://blogclientesa.clientesa.com.br/blogdabolsa/?artID=1322)

Olá leitores!
Percebo que ainda há muita confusão em relação à definição de DP (Departamento Pessoal) e RH (Recursos Humanos) e muitos me perguntam se são a mesma coisa, quais as diferenças, por isso abordarei o assunto.
Essa diversidade de nomenclaturas advém dos tempos idos, quando todos os subsistemas de RH eram um só departamento, chamado de DP.
Antigamente era comum que todos os assuntos relacionados aos funcionários, (hoje chamados de colaboradores), fizessem parte do DP.
Em organizações de pequeno porte, o DP ainda reúne todos os assuntos pertinentes à Gestão de Pessoas. Nas grandes, há departamentos distintos para cada assunto.
Com o tempo, o DP passou a ser chamado de Recursos Humanos (RH), por abranger questões de motivação, valorização do capital humano, do indivíduo. E num passado recente, também passou a ser nomeado de Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos, Gestão de Recursos Humanos (GRH), Talentos Humanos. Pois diz-se que pessoas não são recursos.
Hoje em dia, Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas é uma área muito mais estratégica, encarregada de explorar da melhor maneira, as potencialidades dos colaboradores, conciliando os objetivos do negócio em si com as necessidades e motivações humanas.
O esquema abaixo pode ilustrar melhor, as ramificações do RH, hoje:
Elaborei esta disposição somente para ilustrar, mas na prática não existe ordem, pois cada empresa tem sua própria organização e isso depende muito do porte e do número de colaboradores. As atribuições de cada área também podem transitar entre os departamentos, dependendo da empresa:
1. Recrutamento e Seleção (R&S): Validação e publicação das vagas, Seleção de profissionais, Seleção interna, Entrevistas por competência, Aplicação de Testes Psicológicos e Dinâmicas de grupo, Elaboração de provas situacionais, Confecção de Laudos, Datas Comemorativas, Organização de Festas de final de ano, etc.
2. Treinamento e Desenvolvimento (T&D): Levantamento de Necessidades para Treinamento (LNT), Aplicação de Treinamentos Técnicos, de Produto, de Comportamento, Avaliação de Desempenho em 360º, Plano de Carreira e Sucessão, Coaching para Liderança, e-learning, Educação à Distância (EAD), etc.
3. Administração de Pessoal (DP): Contratação formal dos profissionais, Folha de Pagamento, Cartão de Ponto, Hollerith, Entrevistas de Desligamento, Exames Admissionais e Demissionais, entrega e recebimento de uniformes, toda a parte burocrática e financeira relacionada à gestão de colaboradores. Em empresas de grande porte, dentro do DP pode haver divisões distintas, um somente para Admissão e outro para Demissão/Rescisão de contrato.
4. Administração de Cargos e Salários (C&S): Plano de Cargos e Salários, Descrição de Cargos, Remuneração variável, Remuneração por competência, Remuneração fixa, etc.
5. Administração de Benefícios: Assistência Médica e Odontológica, Vale Refeição, Vale Transporte, Seguro de Vida, Bolsa de Estudos, Auxílio-creche, convênios com clubes, associações, academias, escolas de idiomas, concessão de carros, computadores, celulares, etc.
6. Segurança e Medicina do Trabalho: CIPA (Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho), SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), Ambulatório, Ginástica Laboral, Programas de Qualidade de Vida, Nutrição, Combate ao Tabagismo, à Obesidade, Semana da Saúde, controle de Equipamento de Proteção Individual (EPI), Normas Regulamentadoras (NR), Mapeamento de zonas de risco, Facilities, Frotas, Terceirização de serviços (Recepção, Portaria, Limpeza, etc).
7. Comunicação e Endomarketing: Condução de processos de Comunicação interna, confecção do Jornal Interno, controle de notícias e comunicados colocados no Mural. Em empresas pequenas, esse departamento pode estar ligado ao RH, nas grandes, ao departamento de Marketing.
Em empresas modernas e mais voltadas ao humano, já há um departamento específico de Qualidade de Vida, o qual abrange programas de lazer aos funcionários, projetos de inclusão da família dos empregados, cursos a seus filhos, promoção de ações voltadas ao trabalho voluntário, ao Meio Ambiente.
Por fazer mais parte de Exatas do que de Humanas, o DP em algumas organizações, já se reporta à Gerência Financeira e não mais à Gerência de RH.
Infelizmente, nos anúncios de emprego, as nomenclaturas ainda estão mescladas. Por exemplo, para uma vaga para a área de DP, as empresas ainda colocam Auxiliar de RH, quando o mais adequado seria Auxiliar de DP. O mesmo acontece com o cargo Analista de Recrutamento e Seleção e ainda vê-se publicado Analista de RH. Ou seja, a expressão RH ainda é generalizada e utilizada para os diversos subsistemas do RH, quiçá, o que contribui para confundir as pessoas. A utilização adequada dos termos facilitaria a busca de vagas para os candidatos e até para o próprio pessoal de Seleção, ao receber os currículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário