A lichia (litchi chinensis sonn) é mais facilmente encontrada em supermercados e feiras no início do ano, já que a safra vai de outubro a janeiro e é nes...sa época do ano que se encontra mais doce e com melhor preço. Esta fruta passou a ser bastante aproveitada na culinária brasileira, especialmente em sobremesas e caipirinhas.
Conheça as propriedades da lichia
Possui bastante água e poucas calorias, sendo apenas 65 calorias a cada 100 gramas da fruta, o que a torna uma fruta ideal para ser consumida por quem controla a alimentação e não quer engordar. Além disso, a fruta ainda possui vitaminas do complexo B e C, que é poderoso antioxidante, assim, previne várias doenças e envelhecimento precoce. Inclusive cânceres e problemas cardíacos! A pele também é beneficiada por essa propriedade da lichia, por isso, ela vem sendo usada em diversos cosméticos.
Possui também cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio, elementos essenciais para o organismo, apenas devendo ser consumida com moderação se a pessoa tiver problemas renais, já que, em 100 gramas, ou seja entre 8 e 15 lichias, dependendo do tamanho, ela possui 170mg de potássio, o que pode ocasionar problemas cardíacos quando se acumula no sangue. Este é o micronutriente predominante no fruto, e sua ingestão é de extrema importância já que ele é um dos eletrólitos que colaboram no equilíbrio osmótico e no equilíbrio ácido-base do organismo, também faz parte da bomba de sódio e potássio, imprescindível para as trocas de substâncias através das nossas membranas celulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário