domingo, 22 de abril de 2012

DIA DA TERRA

Hoje, é o Dia da Terra.

Dia para se pensar na Terra. Mas, por que é preciso pensar na Terra? Por que é urgente salvar a Terra, mesmo que isto pareça pueril, impossível ou distante?
Diz Lovelook que a Terra é viva. Jung nos fala da Noosfera.
Eu fico pensando: então a Terra é viva e tem memória. Além disso, como ensinam que sejam ouvidos alguns cientistas, ela, como o Universo, é inteligente.
Faço, portanto, minha parte, como o Guerreiro de Avatar. Afinal, se a Terra morrer, muito de mim morrerá e eu acalento o sonho de ser imortal. Se a Terra morrer, quem lembrará minha Jornada? Quem se lembrará da árvore sob cuja sobra eu bebezinho cresci? Quem se lembrará dos pássaros comendo figos no quintal? Quem se lembrará das histórias que vovó contava; dos bolos que outra avó assava nas vésperas de chegadas familiares; quem, pergunto, guardará os retalhos de minha vida quando os retratos tiverem se desfeito no tempo?
É preciso reciclar, já sabemos. É preciso poupar, sempre dizemos. O que esquecemos quase sempre: é preciso criar beleza com palavras, atos , pensamentos. É preciso curar a Terra criando à nossa volta um espaço de harmonia e simbolicamente límpido. É possível cuidar da Terra sendo simples, singelos, luminosos. Este, o grande desafio.
Preciso implorar pela Terra, rezar por ela, consumir menos por ela. Preciso andar pela Terra reverente , tratá-la como parente, respeitá-la que nem gente.

Hoje é Dia da Terra. Um dia de profundas memórias para todos.
Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel

Nenhum comentário:

Postar um comentário