segunda-feira, 9 de abril de 2012

INVEJA NAS ORGANIZAÇÕES

Há pessoas que adoecem com a felicidade e o sucesso dos outros. Pessoas assim não conseguem ver nada de positivo no próximo. Está sempre criticando, fazendo uma brincadeirinha de mau gosto, enfim, está sempre disposto a desqualificar aquilo que na verdade ele gostaria de elogiar só que a sua inveja não permite.

Não tenho dúvida que a inveja é um importante fator de desmotivação e que pode comprometer consideravelmente o clima organizacional no ambiente de trabalho. A inveja enfraquece as pessoas, angustia quem deseja produzir e pode lavar o funcionário a uma profunda depressão.

Pessoas invejosas atrapalham a organização no alcance dos seus objetivos e de suas metas, pois ao deslocarem ao foco do seu trabalho dos assuntos da empresa para a vida do colaborador, tornam a empresa tão doentia quanto elas. E, convenhamos, uma empresa doentia não tem como ser vencedora.

Torna-se difícil, porém, a situação em que a inveja parte do chefe em relação ao seu subordinado. Parece brincadeira, mas há muitas situações onde um subordinado não consegue ascensão na empresa pelo fato do seu superior sentir inveja do trabalho desse subordinado. É aquele caso que acho que já se tornou clássico no mundo das organizações onde todo mundo é bom, é competente e tem disposição para o trabalho menos o cara que o invejoso inveja.

Como podemos observar, não é tarefa das mais fáceis conviver com alguém que queira e torça pelo nosso infortúnio. Não é fácil e muito menos saudável. Pelo contrário, trabalhar numa empresa onde não há possibilidade de construção de alianças amigáveis e profissionais por causa da inveja é o prenúncio da derrota, não do invejado, mas da organização como um todo.


Robert Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário