segunda-feira, 22 de abril de 2019

PINTURA DE GUSTAVE FREIPONT

Incrível: 

Curiosa pintura de Gustave Freipont de 1924, Catedral de Notre-Dame em chamas, seria uma premonição?



Sempre que uma tragédia a nível mundial acontece, é muito geral que imagens e fotos falsas (ou fora de contexto) comecem a ser atribuídas ao caso. 


O pintor Gustave Fraipont nasceu na Bélgica e, mais tarde, se naturalizou cidadão francesismo. Gustave Fraipont escreveu livros sobre a arte do ilustração e fez ilustrações para jornais e livros, da maneira que Robinson Crusoé.

Um dos trabalhos mais famosos de Gustave foi a série de ilustrações que o pintor fez, durante a Primeira Guerra Mundial, para o jornal L’Illustration. Nesse trabalho, Gustave retratou diversos monumentos destruídos pela guerra. E foi daí que o boato de hoje surgiu.

Um dos monumentos retratados pelo pintor nessa série de ilustrações foi a catedral de Reims, na França (a mesma imagem usada nas publicações sobre a história da catedral de Notre Dame). Inclusive, o nome da imagem é ‘Incêndio da Catedral de Reims’. Ou seja, não existe nenhuma premonição sobre a tragédia de Notre Dame.

Vale ressaltar que a história circulou em diversos idiomas, da maneira que o espanhol. E foi daí que o nome ‘Premonición’ surgiu. A história em português trouxe elementos citados na versão em espanhol. Quando as publicações começaram a surgir em inglês, o site Buzzfeed chegou a desmentir a história em uma sequência de desmentidos sobre fake news relacionadas ao incêndio da catedral de Notre Dame.

Em resumo: a história que diz que o pintor Gustave Fraipoint (Freipoint) previu o incêndio na catedral de Notre Dame, em 1924, é falsa! A ilustração que acompanha as publicações, de evidente, pertencem a Gustave Fraipont, mas não mostram a catedral de Notre Dame. A imagem é uma ilustração do pintor da catedral de Reims, destruída pelos nazistas durante a Primeira Guerra Mundial.


Orientação: Horus Bijoux



Um comentário:

  1. Não é Notre Dame. Ele retratou vários monumentos destruídos pela guerra. Essa pintura, na verdade, se refere ao incêndio na Catedral de REIMS, destruída na 1ª Guerra Mundial pelos nazistas.

    ResponderExcluir