A BANALIZAÇÃO DO TERMO "CONSULTOR" PREJUDICA E DEPRECIA O NOSSO MERCADO
"Sou consultor profissional com empresa
legalizada, mão de obra contratada, website, impostos pagos, pequeno escritório
e, principalmente, muita experiência, conhecimento e vocação para a consultoria.
No entanto, me deparo com um mercado "entulhado" de gente que se diz consultor
quando muitas vezes o sujeito é um mero prestador de serviços (para não dizer,
curioso) sem nenhuma pretensão a não ser a de conseguir uns trocadinhos para
pagar as contas no fim do mês, enquanto não consegue uma oportunidade de se
recolocar no mercado de trabalho novamente. As consequências dessa situação são
muito danosas para nós, os consultores "de verdade". Muitas vezes fui procurado
por empresários e gestores visando consertar as bobagens feitas por esses pseudo
consultores o que também dificulta a nossa negociação do contrato, já que o
cliente se mostra ressabiado e até descrente com a qualidade do trabalho de uma
consultoria.
Hoje, todo mundo é consultor. Protético é consultor, vendedor é consultor, eletrecista é consultor, segurança é consultor e assim por diante. As pessoas tentam criar um status e uma valorização artificial para si mesmas se auto denominando "consultores". Na minha opinião, é fácil identificar um impostor no nosso mercado, pois uma das principais características desse povo é a FALTA DE COMPROMISSO COM O CLIENTE E COM O RESULTADO DO TRABALHO. O nosso sucesso passa necessariamente pelo sucesso do cliente e do projeto em si. Nós nos importamos e vivemos o cliente como ninguém ao passo que os embusteiros geralmente dão com os ombros caso não consigam atingir os objetivos, desde que recebam algum no final para então, rapidamente, irem a caça da próxima vítima. Infelizmente, quem acaba pagando essa conta no final somos nós mesmos."
Hoje, todo mundo é consultor. Protético é consultor, vendedor é consultor, eletrecista é consultor, segurança é consultor e assim por diante. As pessoas tentam criar um status e uma valorização artificial para si mesmas se auto denominando "consultores". Na minha opinião, é fácil identificar um impostor no nosso mercado, pois uma das principais características desse povo é a FALTA DE COMPROMISSO COM O CLIENTE E COM O RESULTADO DO TRABALHO. O nosso sucesso passa necessariamente pelo sucesso do cliente e do projeto em si. Nós nos importamos e vivemos o cliente como ninguém ao passo que os embusteiros geralmente dão com os ombros caso não consigam atingir os objetivos, desde que recebam algum no final para então, rapidamente, irem a caça da próxima vítima. Infelizmente, quem acaba pagando essa conta no final somos nós mesmos."
Roberto B. Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário